CartaExpressa
Bolsonaro comemora decisão do STF de liberar venda ‘automática’ de refinarias
FUP diz que Supremo ‘desautorizou’ o Congresso
O presidente Jair Bolsonaro celebrou nesta sexta-feira 2, pelas redes sociais, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizar a venda ‘automática‘, sem aval do Congresso, de refinarias da Petrobras.
“Parabenizo o STF, que no dia ontem, por 6 x 4, autorizou a Petrobrás liberar venda de refinarias, sem o aval do Congresso”, escreveu Bolsonaro.
Enquanto isso, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) afirma que a decisão permite que o governo desmembre estatais em subsidiárias com o objetivo de privatizá-las ’em partes’. “O que o STF fez hoje foi desautorizar o Congresso, desequilibrando os Poderes”, diz o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.