CartaExpressa
Bolsonaro brinca e ‘convida’ Moraes para ser seu vice em 2026
O relator da ação da trama golpista respondeu imediatamente: ‘Eu declino’


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma brincadeira com o ministro Alexandre de Moraes durante seu interrogatório no Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira 10 e “convidou” o relator da trama golpista para ser seu vice nas eleições de 2026.
“Posso fazer uma brincadeira?”, disse Bolsonaro. Moraes respondeu: “O senhor quem sabe. Eu perguntaria os seus advogados”.
Bolsonaro então replicou: “Eu gostaria de convidá-lo para ser vice em 26”. Em resposta, Moraes afirmou: “Eu declino”, fala que foi seguida por risos na sessão.
O ex-capitão é réu pela trama golpista e acusado de cinco crimes, entre eles o de liderar uma organização criminosa armada e o de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Ele é o sexto a ser ouvido pelo Supremo, que deve colher a oitiva de outros dois acusados pela trama. São eles:
- Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ex-ministro da Defesa; e
- Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e ex-candidato a vice-presidente.
Braga Netto será o único a depor por videoconferência, uma vez que está preso preventivamente desde dezembro, no Rio de Janeiro. Todos os demais estão em Brasília e devem ser interrogados até, no máximo, sexta-feira 13.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Quem é Celso Vilardi, advogado de Bolsonaro no interrogatório do golpe
Por CartaCapital
Bolsonaro diz não ter passado a faixa presidencial a Lula por medo ‘da maior vaia da história do Brasil’
Por CartaCapital