CartaExpressa
Bolsonaro barra a candidatura de Braga Netto à prefeitura do Rio, diz jornal
O ex-presidente segue nos Estados Unidos e participou por vídeo de uma reunião do PL fluminense


O ex-presidente Jair Bolsonaro vetou nesta segunda-feira 13 a possibilidade de o PL lançar o general Walter Braga Netto à prefeitura do Rio de Janeiro em 2024. A manifestação ocorreu de forma virtual durante uma reunião do diretório fluminense do partido, segundo o jornal O Globo.
Bolsonaro segue nos Estados Unidos e participou da agenda por videoconferência. Ele defendeu que o PL apresente candidaturas próprias nas principais cidades, mas avaliou que o general – postulante a vice-presidente em 2022 – deve ajudar a organizar a legenda no País, o que inviabilizaria sua atuação na campanha do Rio.
Um levantamento Paraná Pesquisas divulgado em 7 de março mostra que o prefeito Eduardo Paes (PSD) lidera a corrida pela reeleição. No principal cenário, o pessedista anota 35,5% das intenções de voto, contra 22,1% de Flávio Bolsonaro (PL), o segundo colocado. Braga Netto não é testado.
Em uma projeção sem Flávio, a pesquisa apresenta o nome de Romário (PL). Neste caso, o prefeito vai a 34,4%, ante 14,3% do senador.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

TCU pode determinar nesta semana que Bolsonaro devolva joias à União
Por CartaCapital
Chefe na Receita foi ao Planalto em dias de devassa contra desafetos de Bolsonaro
Por CartaCapital
Atos golpistas: mais 130 bolsonaristas presos pelo 8 de janeiro são liberados
Por Getulio Xavier