CartaExpressa

Bolsonaro avisa Moraes que viajará à Argentina para a posse de Milei

Em maio, o ministro do STF autorizou a Polícia Federal a apreender o passaporte do ex-presidente

Bolsonaro avisa Moraes que viajará à Argentina para a posse de Milei
Bolsonaro avisa Moraes que viajará à Argentina para a posse de Milei
O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Mauro Pimentel/AFP
Apoie Siga-nos no

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) encaminhou uma petição ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, na qual informa que o ex-presidente viajará à Argentina no próximo fim de semana para acompanhar a posse de Javier Milei.

Em maio, o magistrado autorizou a Polícia Federal a apreender o passaporte de Bolsonaro, no âmbito de uma operação sobre um suposto esquema de falsificação de dados em cartões de vacinação. Para viajar à Argentina, basta a apresentação de um RG.

“Em atenção às investigações em curso e com profundo respeito a este juízo, o peticionário vem aos autos informar que estará temporariamente ausente do país no período compreendido entre os dias 7 e 11 de dezembro”, diz a petição, revelada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta terça-feira 5. “A ausência se dará em razão de viagem a Buenos Aires, onde participará da cerimônia de posse de Javier Milei na Presidência da Argentina, a convite do próprio presidente eleito.”

Convidado para a posse de Milei, o presidente Lula (PT) não comparecerá à cerimônia, na qual o Brasil estará representado pelo chanceler Mauro Vieira. Em 20 de novembro, um dia após a vitória do ultradireitista, o Palácio do Planalto já havia indicado que Lula não iria à posse.

O assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência, Celso Amorim, disse ao jornal O Globo que o petista se sentiu “ofendido pessoalmente” por diversas declarações de Milei.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo