CartaExpressa

Bolsonaro ataca Marina Silva por declaração sobre queimadas no Amazonas

Ex-presidente acusou a ministra do Meio Ambiente de propagar fake news no tema

Fotos: EVARISTO SA/AFP e Lula Marques/ Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acusou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, de propagar fake news ao atribuir parte da culpa pelas queimadas no Amazonas ao antigo governo. O ataque foi publicado em uma publicação no X, antigo Twitter, neste sábado 14.

Marina havia destacado a parcela de culpa do governo Bolsonaro no aumento do focos de queimada no estado em coletiva de imprensa nesta sexta-feira 13. Importante destacar que não é apenas a ministra que estabelece essa relação, ONGs como Greenpeace também atribuem parcela de culpa a política ambiental frouxa estabelecida na última gestão. Bolsonaro nega.

“Além de incompetente e propagadora de fake news, ainda existem muitas outras qualidades comuns ao seleto grupo”, escreveu o ex-presidente em postagem direcionada à ministra.

Marina ainda não respondeu diretamente ao ex-capitão. Na prática, no entanto, ela engrossou a equipe de brigadistas que atuam na região com mais 149 agentes. O governo também tem ampliado a fiscalização contra desmatadores na região e informou ter aplicado quase 3 milhões de reais em multas ambientais.

Neste sábado, Manaus amanheceu novamente coberta de fumaça. O ar na região é o com a pior qualidade no mundo, neste momento, segundo especialistas. Ao todo, são mais de 2 mil focos de calor no estado, que também convive com uma forte estiagem.

As ações do antigo governo, que reduziu a fiscalização e promoveu um incentivo ao agro e ao garimpo na floresta, constantemente são consideradas como parte significativa do problema, que se arrasta ao longo dos últimos anos, mas ficou agravado neste mês de outubro. A inação do governo local, de Wilson Lima, também é apontada como parte do problema. Neste ano, pesa também nesta equação o El Niño.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.