CartaExpressa
Bolsonaro associa demarcações de terras a ‘favelas’ indígenas
A declaração ocorre após o STF suspender o julgamento do Marco Temporal para reconhecimento de áreas tradicionais


O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira 30 que as demarcações de terras feitas em Roraima acabaram com o estado.
Em conversa com apoiadores, na saída do Palácio do Alvorada, o mandatário chegou a relacionar as demarcações com ‘favelas de índios’.
A declaração ocorre após o Supremo Tribunal Federal suspender o julgamento do Marco Temporal para reconhecimento de áreas tradicionais. O presidente da Corte, Luiz Fux, garantiu que a análise do caso será retomada na próxima quarta-feira 1.
“Acabaram com Roraima com aquelas demarcações, né? Acabaram com Roraima”, afirmou Bolsonaro. “Tem alguma favela de índio lá?”, questionou.
Após um apoiador responder que sim, o presidente completou: “tiraram o índio do local dele”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.