CartaExpressa
Bolsonaro associa demarcações de terras a ‘favelas’ indígenas
A declaração ocorre após o STF suspender o julgamento do Marco Temporal para reconhecimento de áreas tradicionais
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira 30 que as demarcações de terras feitas em Roraima acabaram com o estado.
Em conversa com apoiadores, na saída do Palácio do Alvorada, o mandatário chegou a relacionar as demarcações com ‘favelas de índios’.
A declaração ocorre após o Supremo Tribunal Federal suspender o julgamento do Marco Temporal para reconhecimento de áreas tradicionais. O presidente da Corte, Luiz Fux, garantiu que a análise do caso será retomada na próxima quarta-feira 1.
“Acabaram com Roraima com aquelas demarcações, né? Acabaram com Roraima”, afirmou Bolsonaro. “Tem alguma favela de índio lá?”, questionou.
Após um apoiador responder que sim, o presidente completou: “tiraram o índio do local dele”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



