CartaExpressa

Bolsonaristas publicam vídeo manipulado contra Lula; veja o original

Nas redes sociais, apoiadores do presidente acreditaram – ou fingiram acreditar – na veracidade da gravação

Bolsonaristas publicam vídeo manipulado contra Lula; veja o original
Bolsonaristas publicam vídeo manipulado contra Lula; veja o original
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O cantor Roger Moreira e outros bolsonaristas compartilharam nas redes sociais um vídeo manipulado contra o ex-presidente Lula. A velocidade da gravação foi reduzida por meio de um programa de edição. A autoria é atribuída a um canal identificado como No Brasil.

Nos comentários, apoiadores de Jair Bolsonaro acreditaram – ou fingiram acreditar – na veracidade do vídeo e mencionaram que Lula estaria embriagado durante a declaração.

A entrevista da qual o trecho foi extraído, que data de 21 de julho, foi concedida à rádio Jovem Pan de Sergipe. Na ocasião, Lula ironizou as ameaças de Bolsonaro sobre as eleições de 2022.

“O povo, e somente o povo, é que vai dar um jeito. Ai o Bolsonaro fala: ‘a lei do voto impresso, se não foi impresso eu fui roubado e também, se eu perder, eu não vou entregar a faixa’”, disse Lula. E emendou: “Ninguém quer receber a faixa de você, Bolsonaro. Sabe quem vai derrotar você? O povo brasileiro. Sabe quem vai passar a faixa para o próximo presidente? O povo brasileiro. Não precisa de você. Aliás, eu acho que ninguém quer receber de você. Mas você pode deixar que o povo que eleger vai empossar o presidente eleito em 2022. E não será você”.

Assista ao vídeo original e, na sequência, à versão manipulada:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo