CartaExpressa

Bolsonarista vira piada na França por chamar Macron de comunista

Após a gafe, o apresentador do programa ‘Quotidien’ afirmou que bolsonaristas são mal informados

Bolsonarista vira piada na França por chamar Macron de comunista
Bolsonarista vira piada na França por chamar Macron de comunista
Apoie Siga-nos no

Um bolsonarista que participava dos atos golpistas após o resultado do segundo turno das eleições presidenciais, virou alvo de piada de um programa da televisão francesa. 

Questionado por um repórter da emissora sobre a opinião do manifestante sobre o presidente francês, o homem afirmou que Emmanuel Macron era “comunista” e de “esquerda”. 

“Você tem um presidente de esquerda. Aqui, a esquerda rasgou a Constituição”, diz o golpista à TV francesa. 

Após a exibição da fala do bolsonarista, o apresentador do programa Quotidien confirma com o repórter: “eles pensam verdadeiramente que Macron é de esquerda no Brasil?”.

O correspondente do Rio de Janeiro responde que os golpistas estão convencidos de que o presidente francês seria comunista. O apresentador então retruca que “eles estão muito mal-informados.”

”. 

Apesar de ter sido membro do Partido Socialista, Macron é visto na França como um presidente centrista, que agrada os dois campos do espectro ideológico. 

Quando foi ministro da Economia, o francês teve postura pró-reformista e favorável a empresas, criticando a jornada semanal de trabalho do país, de 35 horas e se posicionando contra a taxação de grandes fortunas. 

A reportagem da emissora francesa acompanhava os atos que aconteceram no último dia 02 de outubro, em frente ao Palácio Duque de Caxias, no centro do Rio de Janeiro. 

Os manifestantes ali presentes pediam um golpe militar para impedir a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para os bolsonaristas, a eleição foi fraudada para beneficiar o petista e deveria ser anulada.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo