CartaExpressa
Bolsonarista quer sessão solene na Câmara para réu do 8 de Janeiro que morreu na Papuda
Cleriston da Cunha, de 46 anos, teve um mal súbito no complexo penitenciário em novembro de 2023


A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) apresentou um requerimento para a realização de uma sessão solene na Câmara em homenagem a Cleriston Pereira da Cunha, réu por envolvimento nos atos golpistas de 8 de Janeiro que morreu no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal.
O pedido da bolsonarista chegou à Mesa Diretora na última sexta-feira 1º, mas ainda não foi analisado. Kicis defende que a sessão ocorra em 22 de novembro, dois dias após a morte completar um ano.
Cleriston, de 46 anos, morreu após um mal súbito. Ele foi preso em flagrante no Senado e se tornou réu por cinco crimes, entre eles abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Em setembro de 2023, a Procuradoria-Geral da República acolheu um pedido da defesa de Cleriston e solicitou a revogação da prisão ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, relator do caso. Após a morte, o magistrado cobrou esclarecimentos urgentes à Direção do Centro de Detenção Provisória II, incluindo cópias do prontuário e de relatórios médicos referentes aos atendimentos recebidos pelo detento.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PF recupera arquivos deletados por Mauro Cid sobre a trama golpista do 8 de Janeiro, diz site
Por CartaCapital
8 de Janeiro: Moraes manda Fátima de Tubarão começar a cumprir pena de 17 anos de prisão
Por Wendal Carmo
Múcio diz ser a favor de anistia para envolvidos em ‘casos leves’ do 8 de Janeiro
Por CartaCapital