CartaExpressa
Bolsonarista convoca atiradores para ato golpista no DF e quer impedir diplomação de Lula
‘Venham aqui. Se nós perdermos, o que vai acontecer dia 19? Vão entregar as armas?’, perguntou o apoiador de Jair Bolsonaro na manifestação


Um bolsonarista presente em manifestação no quartel-general do Exército em Brasília convocou atiradores para os protestos golpistas que visam impedir a diplomação e a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em vídeo divulgado neste domingo 27 pelo site Metrópoles, o homem se identifica como Milton Baldin, diz ser morador de Juruena, no Mato Grosso, e anuncia que a gravação ocorreu no sábado 26.
Ele pediu que empresários do agronegócio liberem caminhoneiros por pelo menos 15 dias. Também se dirigiu aos CACs – caçadores, atiradores e colecionadores – e a outros brasileiros “que têm armas legais”.
“Venham aqui. Se nós perdermos, o que vai acontecer dia 19? Vão entregar as armas?”, perguntou o bolsonarista aos manifestantes golpistas.
No início de novembro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, reforçou que Lula e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) serão diplomados até 19 de dezembro. A posse ocorrerá em 1º de janeiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Em meio a atos golpistas, Mourão insinua ‘punhalada comunista’ no Brasil
Por CartaCapital
‘O normal da vida é respeitar o resultado da eleição’, diz Barroso em meio a atos golpistas
Por CartaCapital
Moro minimiza atos golpistas de bolsonaristas e vê manifestações como ‘alerta’ a Lula
Por CartaCapital