CartaExpressa
Bolsa Família: Governo Lula estuda valor adicional para famílias numerosas
O montante que não exclui os 150 reais extras pagos a beneficiários com crianças de até seis anos


O governo Lula (PT) estuda o pagamento de um valor extra para famílias mais numerosas inscritas no Bolsa Família, programa a ser relançado nos próximos dias. Trata-se de um montante que não exclui os 150 reais adicionais pagos a beneficiários com crianças de até seis anos, além do pagamento mínimo de 600 reais.
“No valor per capita, volta a ter um valor de acréscimo, por criança de sete anos até completar 18 anos. Estamos acertando o valor, que será além dos 150 reais por criança até seis anos”, disse ao jornal O Globo o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
Ele reiterou que as famílias beneficiadas terão de cumprir requisitos ligados à saúde, como manter o calendário de vacinação em dia, e à educação, como o monitoramento da frequência escolar.
“Estamos agora com a rede do Sistema Único de Assistência Social e a rede de educação num esforço para busca ativa para matrículas nas escolas em todo o Brasil.”
Em 15 de fevereiro, o presidente Lula declarou que anunciaria o novo Bolsa Família nesta semana. Segundo ele, o objetivo do pagamento extra de 150 reais por domicílio com criança de até seis anos é “que a criança possa estar nutrida e que a gente garanta que a mãe possa comprar alimento para essa criança”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Mundo não pode permitir que decisões de poucos ameacem democracias, diz Lula em carta à Unesco
Por RFI
Bolsonaristas atacam encontro de Tarcísio com Lula para tratar de chuvas em SP
Por Wendal Carmo
Lula prega união com Tarcísio em visita ao local das chuvas em São Paulo
Por Wendal Carmo