CartaExpressa
Boletim Focus: mercado financeiro eleva expectativa de inflação
Relatório organizado pelo Banco Central mostra previsão de IPCA de 5,58% ao fim deste ano


Os analistas do mercado financeiro elevaram a expectativa de inflação, segundo a edição desta segunda-feira 10 do Boletim Focus, organizado pelo Banco Central. A expectativa média para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao fim deste ano é de 5,58%.
Esta é a 17ª semana consecutiva de alta na expectativa de inflação, segundo o Boletim Focus, divulgado todas as segundas. Há uma semana, a expectativa era de 5,51% – e, há um mês, de 5%.
Ainda de acordo com o boletim, os analistas esperam que o Produto Interno Bruto (PIB) tenha um crescimento de 2,03% neste ano. O levantamento anterior apontava expectativa de alta de 2,06%.
Os analistas ouvidos pelo BC mantiveram a expectativa para o câmbio: estimam que o dólar esteja cotado a 6 reais no fim deste ano. Também foi mantida a expectativa para taxa básica de juros, a Selic, que, para o mercado, terminará o ano em 15%.
O Boletim Focus é publicado semanalmente pelo BC, e conta com estimativas apontadas por executivos de cerca e 120 bancos e outras instituições. “As projeções são do mercado, não do BC”, destaca a autoridade monetária.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Haddad projeta alívio na inflação com queda do dólar e expectativa de safra forte
Por CartaCapital
Prévia da inflação desacelera e fica em 0,11% em janeiro, diz IBGE
Por Agência Brasil