CartaExpressa
BNDES registra crescimento de 94,3% no lucro no primeiro semestre do ano
Com crédito expandido e aumento expressivo nos desembolsos, o banco estatal lucrou 7,2 bilhões de reais no período
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta terça-feira 13 que o seu lucro recorrente no primeiro semestre foi de 7,2 bilhões de reais.
O montante representa um aumento de 94,3%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados do banco indicaram que a carteira de crédito expandida foi de 530,2 bilhões de reais, o que representa uma alta de 10,7% na comparação com o ano passado.
Também houve aumento de 83% na aprovação de empréstimos. No período entre janeiro e junho, o BNDES registrou aumento de 21% nos desembolsos entre janeiro e junho, totalizando 49,3 bilhões de reais.
Para Alexandre Abreu, diretor financeiro do BNDES, o crescimento no lucro se justifica pelo aumento nas operações de intermediação financeira.
No primeiro semestre deste ano, o patrimônio líquido do BNDES alcançou 160 bilhões de reais. A expansão foi de 13,8%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Desde o início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, o BNDES tem voltado ao centro da estratégia econômica do governo. Nos últimos 18 meses, o banco intensificou suas operações, refletindo a aposta do governo em um modelo de desenvolvimento econômico baseado na expansão do crédito e no estímulo a setores estratégicos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


