CartaExpressa
Biden liga para Boric e diz que eleição chilena é ‘exemplo poderoso para o mundo’
O norte-americano e o chileno discutiram ‘compromisso comum com justiça social, democracia, direitos humanos e crescimento inclusivo’


A Casa Branca divulgou um comunicado para informar que o presidente Joe Biden telefonou para o presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, e o parabenizou pela vitória sobre o candidato de extrema-direita José Antonio Kast.
Segundo a nota, Biden “aplaudiu as livres e justas eleições do Chile como um exemplo poderoso para a região e para o mundo”.
O norte-americano e o chileno discutiram “seu compromisso comum com justiça social, democracia, direitos humanos e crescimento inclusivo”. Também entraram na pauta o combate às mudanças climáticas e a unidade pela recuperação pós-pandemia.
Em 19 de dezembro, Boric, um político de esquerda, derrotou Kast com 55,85% dos votos.
Boric encabeçou a aliança Apruebo Dignidad, que reuniu a Frente Ampla e o Partido Comunista e recebeu, no 2º turno, o apoio de toda a centro-esquerda. O presidente eleito propõe avançar na construção de um Estado de Bem-Estar social, com uma série de direitos básicos garantidos.
Boric tomará posse em 11 de março de 2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.