CartaExpressa,Política

Bia Kicis anuncia criação de Comissão para PEC do voto impresso

Bia Kicis anuncia criação de Comissão para PEC do voto impresso

A ideia, criticada por especialista, é defendida por Jair Bolsonaro e sua base

A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF). Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF). Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A deputada federal e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Bia Kicis (PSL/DF), anunciou a criação de uma comissão  especial que vai debater a PEC de sua autoria sobre a impressão dos votos nas eleições.

Segundo a parlamentar bolsonarista, a comissão deve ser criada já na próxima semana.

O projeto de Bia foi aprovado na CCJ em dezembro de 2019, mas foi engavetada pelo ex-presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM/RJ), desafeto de Jair Bolsonaro.

Com Arthur Lira na presidência, o cenário é positivo para os bolsonaristas. Segundo Bia, há um acordo entre Lira e ela para que o tema seja colocado em votação.

O projeto acrescenta na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos a obrigatoriedade da expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor. Segundo a proposta, o papel seria depositado em urnas para fins de auditoria.

Até hoje não foi comprovada nenhuma fraude envolvendo a urna eletrônica. A proposta de Bia, defendida pela base bolsonarista, é duramente criticdaa por especialistas da área e pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Luis Roberto Barroso.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem