CartaExpressa
Beto Richa desiste de concorrer a prefeito de Curitiba e anuncia neutralidade
O ex-governador mencionou problemas na estrutura para a campanha, como o tempo de TV


O deputado federal e ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) desistiu de concorrer à prefeitura de Curitiba. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira 5.
Richa não conseguiu atrair outros partidos para sua pré-candidatura e avaliou que não teria uma estrutura suficiente para a campanha. “É uma soma de fatores. Um deles é o pouco tempo de espaço de rádio e televisão. O PSDB tem menos de 30 segundos para apresentar as propostas.”
As divergências na federação PSDB/Cidadania também impactaram os planos do parlamentar: o Cidadania de Curitiba já havia decidido apoiar a candidatura de Eduardo Pimentel (PSD). Segundo Richa, o caso “gerou um constrangimento interno”.
Pimentel é o candidato endossado pelo prefeito Ricardo Greca (PSD) e pelo governador Ratinho Junior (PSD).
Após a desistência, Beto Richa afirmou também que se manterá neutro na disputa. “Deixamos os nossos eleitores e simpatizantes em Curitiba à vontade para fazer a melhor escolha por este ou aquele candidato.”
Também devem concorrer, além de Pimentel: Roberto Requião (Mobiliza), Andrea Caldas (PSOL), Cristina Graeml (PMB), Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (Solidariedade), Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (União) e Samuel de Mattos (PSTU).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Paes diz que não deixará a prefeitura para concorrer a governador, caso seja reeleito: ‘Obrigação’
Por CartaCapital
Tabata Amaral anuncia Lúcia França como vice na disputa em São Paulo
Por CartaCapital
Sou a única capaz de unir Tarcísio e Lula em prol de São Paulo, diz Tabata Amaral
Por Leonardo Miazzo e Mariana Serafini