CartaExpressa

BC identifica erro bilionário, revisa dados e fluxo cambial de 2022 fica negativo

Antes da verificação, o registro era de entrada de US$ 9,574 bilhões em 2022. Depois, o montante virou saída de 3,233 bilhões

O prédio do Banco Central do Brasil, em Brasília. Foto: Leonardo Sá/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O Banco Central revisou nesta quinta-feira 26 os dados da série histórica do fluxo cambial do País – ou seja, o total de dólares que entram e saem.

Antes da revisão, a instituição registrava uma entrada líquida de 9,574 bilhões de dólares em 2022. Depois, o montante virou saída líquida de 3,233 bilhões.

A saída líquida se configura quando deixam o Brasil mais dólares do que entram. A revisão, segundo o BC, ocorreu após a identificação de um erro no volume de contratações de câmbio para importação.

O total contratado em 2022 foi de 250,9 bilhões de dólares, não de 238,1 bilhões. A diferença é de 12,8 bilhões.

“Por falha na rotina de compilação, nem todos os códigos de natureza cambial que entraram em vigor em outubro de 2021 foram incluídos no processo de apuração das estatísticas de câmbio contratado. Assim, algumas naturezas cambiais foram indevidamente desconsideradas”, alegou a instituição nesta quinta.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar