CartaExpressa
Barroso: Sem atuação efetiva do Estado, a Amazônia vai se tornar uma terra sem lei
O ministro do STF determinou que a União adote todas as providências necessárias para encontrar Bruno Pereira e Dom Phillips


O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta sexta-feira 10 que o governo de Jair Bolsonaro adote todas as providências necessárias para encontrar o indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, desaparecidos na Amazônia.
A decisão se deu no âmbito de um pedido protocolado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.
“Sem uma atuação efetiva e determinada do Estado brasileiro, a Amazônia vai cair, progressivamente, em situação de anomia, de terra sem lei”, diz trecho da decisão. “É preciso reordenar as prioridades do país nessa matéria.”
Barroso disse ter tomado “reiteradas decisões” sobre “as deficiências da atuação da União na proteção à vida e à saúde dos indígenas”.
“Na situação específica em análise, todavia, há relatos de que já estão sendo adotadas providências em âmbito local. Nada obstante, este Juízo, tendo sido provocado, deve atuar para resguardar os direitos fundamentais à vida e à saúde dos envolvidos.”
Eis as determinações expedidas por Barroso:
- que a União, suas entidades e órgãos recorram a todos os meios e forças cabíveis para encontrar Bruno e Dom;
- que garantam a segurança no local;
- que punam os responsáveis pelo desaparecimento;
- e que apresentem em até cinco dias um relatório com todas as providências adotadas e as informações obtidas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Dom e Bruno: Governo segue sem enviar Força Nacional 5 dias após desaparecimento
Por Estadão Conteúdo
Justiça decreta a prisão temporária de suspeito por desaparecimento na Amazônia
Por CartaCapital
‘Foram para uma aventura. A gente lamenta pelo pior’, repete Bolsonaro sobre desaparecidos na Amazônia
Por CartaCapital