CartaExpressa
Barroso reitera confiabilidade das urnas e critica ataques ao sistema: ‘Estratégia lamentável’
O magistrado destacou a ‘grande segurança’, mesmo diante uma tentativa de derrubar o sistema do Tribunal Superior Eleitoral


O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso, voltou a defender a confiabilidade do sistema eleitoral do País via urnas eletrônicas. O magistrado destacou a ‘grande segurança’, mesmo diante uma tentativa de derrubar o sistema do Tribunal Superior Eleitoral.
“Nós isolamos as urnas eletrônicas completamente. Elas nunca entram no sistema. De modo que, mesmo que alguém consiga derrubar o sistema do Tribunal Superior Eleitoral, você não consegue afetar o resultado das eleições, porque não tem como checar as urnas eletrônicas. Essa é a grande segurança”, declarou o ex-presidente do TSE durante evento da Escola da Magistratura do Estado no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira 22.
Barrroso também reafirmou que o sistema já é validado por várias instituições, entre elas a Polícia Federal.
“O programa que roda na urna, ele é validado por todos os partidos políticos. É validado pela Polícia Federal, pelo Ministério Público, de modo que não tem como fraudar. A urna simplesmente não roda se alguém mexer naquele programa. O sistema é verdadeiramente imune às fraudes, e acusar o sistema de fraudulento é só uma estratégia política lamentável”.
Reiterou, ainda, o compromisso que os pré-candidatos às eleições devem ter com a repressão das fake news diante a Justiça Eleitoral. “O que nós conseguimos fazer em 2020, e espero que consigamos fazer de novo em 2022, é minimizar os ataques à integridade do sistema eleitoral, com acusações falsas de fraudes, de manipulação, isso é impossível de existir”, concluiu.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Em parceria com plataformas, TSE lança sistema de alerta de desinformação contra as eleições
Por Agência O Globo
Ministro da Defesa diz ao TSE que vai indicar nomes de militares para fiscalizar urnas
Por Estadão Conteúdo
Representante das Forças Armadas fica em silêncio e com câmera fechada em reunião sobre eleições com o TSE
Por Agência O Globo
Ministro da Justiça eleva o tom e diz que PF vai fiscalizar urnas eletrônicas
Por CartaCapital