CartaExpressa

Barroso reage a acusações de Bolsonaro: ‘Mentiras reiteradamente proferidas’

O ministro do Supremo Tribunal Federal negou ter proferido uma palestra no exterior intitulada ‘Como se Livrar de um presidente’

Barroso reage a acusações de Bolsonaro: ‘Mentiras reiteradamente proferidas’
Barroso reage a acusações de Bolsonaro: ‘Mentiras reiteradamente proferidas’
O ministro do STF Luís Roberto Barroso. Foto: Nelson Jr./STF
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso desmentiu nesta segunda-feira 18 a afirmação do presidente Jair Bolsonaro de que ele teria proferido uma palestra no exterior intitulada Como se Livrar de um Presidente.

Em nota, o gabinete de Barroso disse cumprir “o cansativo dever de restabelecer a verdade diante de mentiras reiteradamente proferidas”. O ministro reforçou que a palestra realizada na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, teve como tema Populismo Autoritário, Resistência Democrática e Papel das Supremas Cortes. A nota ainda disponibilizou links para o vídeo da palestra e para o texto que baseou a apresentação do magistrado.

Barroso explicou também que no evento foram discutidos temas como separação de Poderes, semipresidencialismo, papel dos tribunais e impeachment.

“Como alguns dos trabalhos apresentados eram efetivamente sobre mecanismos para afastamento de presidentes na América Latina, os estudantes que organizaram o evento deram-lhe o título de ‘Ditching a President: Constitutional Design of the Executive Branch in Latin America’ (‘Afastando um Presidente: Desenho Constitucional do Poder Executivo na América Latina’). Nenhum dos expositores sequer tocou no tema de eventual impeachment do atual Presidente do Brasil”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo