CartaExpressa
Barroso manda a Câmara prestar esclarecimentos sobre a PEC da Anistia
A determinação acontece no âmbito do mandado de segurança apresentado pela deputada federal Samia Bomfim (PSOL-SP)
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a Câmara dos Deputados preste informações sobre a proposta de emenda à Constituição que anistia partidos políticos por irregularidades na prestação de contas ou pelo descumprimento das cotas eleitorais.
A determinação é praxe e acontece no âmbito do mandado de segurança apresentado à Corte pela deputada federal Samia Bomfim (PSOL-SP). A presidência da Câmara tem dez dias para cumprir a ordem do magistrado.
O texto da PEC recebeu aval da Comissão de Constituição e Justiça na última terça-feira 16. O colegiado não analisa o mérito da matéria, mas a constitucionalidade – ou seja, se a proposta não fere os princípios básicos da Constituição.
Na ação enviada ao STF, Sâmia solicita a suspensão da tramitação da proposta com base no argumento de que a PEC é ilegal e contraria direitos e garantias individuais, como a isonomia política de gênero e racial.
Após a aprovação na CCJ, o texto será analisado em uma comissão especial, antes de chegar ao plenário da Câmara, onde precisa ser apoiada por ao menos 257 deputados.
A PEC da Anistia altera a Constituição para garantir que as legendas não poderão ser punidas com “sanções de qualquer natureza, inclusive de devolução e recolhimento de valores, multa ou suspensão do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, nas prestações de contas de exercício financeiro e eleitorais dos partidos políticos que se derem anteriormente à promulgação” do texto.
A proposta ainda prevê perdão aos partidos que descumpriram a cota mínima de recursos ou não destinaram os valores mínimos para candidaturas de negros e mulheres nas eleições.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


