CartaExpressa
Barroso: Clima de polarização dos EUA lembra o do Brasil
‘Apesar disso, tudo estava tranquilo nos locais que visitei’, diz o ministro, que está nos EUA
O ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi às redes sociais na noite desta terça-feira 3 para relatar suas impressões sobre as eleições nos Estados Unidos. Segundo ele, o clima de rivalidade entre os eleitores de Donald Trump e Joe Biden lembra o cenário político no Brasil.
“Como observador convidado, hoje visitei três locais de votação no estado de Maryland e outro na capital, Washington, D.C. Embora o processo eleitoral dos Estados Unidos seja bem diferente do nosso, o clima de polarização que encontrei aqui se assemelha ao que temos experimentado no Brasil nos últimos anos. Apesar disso, tudo estava tranquilo nos locais que visitei”, disse o ministro.
“Torço para que o ambiente continue pacífico até o final da apuração. Dentro de 12 dias, teremos nossas próprias eleições municipais. Por aqui estamos vendo um recorde de comparecimento às urnas. Vamos torcer para que o mesmo se passe no Brasil”, completou Barroso.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


