CartaExpressa

BA: Vereadores trocam socos e Câmara encerra sessão; veja o vídeo

A pancadaria foi transmitida ao vivo nas redes sociais da Casa Legislativa de Lauro de Freitas

BA: Vereadores trocam socos e Câmara encerra sessão; veja o vídeo
BA: Vereadores trocam socos e Câmara encerra sessão; veja o vídeo
Reprodução/Youtube
Apoie Siga-nos no

Uma sessão da Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas (BA), na região metropolitana de Salvador, foi encerrada após dois vereadores trocarem soco nesta quarta-feira 28. A pancadaria foi transmitida ao vivo nas redes sociais da Casa Legislativa.

As imagens mostram o momento no qual o vereador Loxa Lopes (PP) parte para cima de Gabriel Bandarra Joffily de Souza, conhecido como Tenóbio (União Brasil).

Antes de ir às vias de fato, Lopes reclamava das palavras usadas pelo colega para se referir à presidente da Câmara, Rosenaide Carvalho de Brito (PT). O pepista se exaltou e acusou Tenóbio de desqualificar a parlamentar, ao chamá-la de “descarada”.

“Quando você desqualifica uma senhora chamando de descarada, está desqualificando a pessoa. Não está desqualificando a parlamentar não. Descarada quer dizer sem vergonha, desavergonhada. Gente, sai do normal do parlamento, sai do normal da educação”, disse Lopes.

Na sequência, o vereador ainda bateu na mesa e acrescentou: “Se fosse minha mulher ou minha filha, não terminava a frase não”. As declarações foram o estopim para que Tenóbio se levantasse da cadeira e iniciasse o bate-boca – nas imagens da sessão não é possível ouvir o que ele fala.

O entrevero escalou e os vereadores passam a trocar tapas. Várias pessoas do local, incluindo assessores e agentes da Polícia Legislativa intervieram para separar os dois. Neste momento, a sessão foi encerrada.

Lopes e a presidente da Câmara são da base da prefeita Moema Gramacho (PT), assim como Naide Brito. O vereador do União Brasil, por sua vez, faz oposição à gestão municipal.

Nas redes sociais, Tenóbio disse ter registrado um boletim de ocorrência sobre o episódio na 23ª Delegacia. “Não vão me intimidar! Perseguições, agressões, fake news, nada disso vai ser suficiente para impedir minha pré candidatura e meu desejo de defender a minha cidade”, escreveu.

Veja o momento da briga: 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo