CartaExpressa
Aziz rebate crítica de Lira à inclusão de deputados em relatório: ‘Induziram pessoas à morte’
‘Liberdade de expressão é uma coisa, fazer fake news induzindo à morte de brasileiros é outra’, afirmou o presidente da CPI da Covid
O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), rebateu nesta quarta-feira 27 o presidente da Câmara, Arthur Lira, que criticou a inclusão de deputados no relatório da comissão, produzido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e aprovado por sete dos onze membros titulares.
“Para mim é motivo de grande indignação, como presidente da Câmara e como cidadão brasileiro, tomar conhecimento das conclusões encaminhadas pelo relator da CPI”, afirmou Lira. “O parlamentar, seja ele qual for, de que partido for, de que ideologia for, deve gozar da mais ampla liberdade de expressão.”
Em entrevista à CNN Brasil, Aziz disse que conversou com o deputado, “ponderando a questão do indiciamento”.
“Coloquei isso no colegiado, conversei com senadores e eles entenderam que não era possível retirá-los. Eu acatei a maioria. Agora, a questão de liberdade de opinião virou uma onda. Essas pessoas indiciadas induziram brasileiros à morte”, devolveu o senador. “Liberdade de expressão é uma coisa, fazer fake news induzindo à morte de brasileiros é outra. Por isso o indiciamento dessas pessoas que provocaram mais de uma vez a utilização de medicamentos, contra a vacina, negacionismo. Temos que dar um basta nisso.”
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lira se diz ‘indignado’ com inclusão de deputados, como Ricardo Barros, em relatório da CPI
Por CartaCapital
Senadores aprovam resposta inicial de Aras ao relatório da CPI
Por CartaCapital
Bolsonaro vai ao STF para evitar quebra de sigilo e banimento das redes sociais
Por CartaCapital


