CartaExpressa

Auditores fiscais fazem ‘apagão’ em protesto por bônus de eficiência

Servidores cobram regulamentação do benefício e criticam a conduta do governo federal

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal anunciou uma interrupção parcial nos trabalhos nesta terça-feira 16 e na quarta 17 e acusou o governo federal de descumprir um acordo feito em março, a prever a regulamentação do pagamento de bônus de eficiência.

A partir da semana que vem, segundo o Sindifisco, serão três dias de “apagão”, às terças, quartas e quintas-feiras, conforme aprovado por uma Assembleia Nacional. O “apagão” consiste em não acessar os computadores e os sistemas do órgão.

Em 7 de março, o secretário da Receita, Robinson Barreirinhas, teria enviado um áudio em um grupo de auditores informando que o decreto de regulamentação do bônus seria assinado ainda naquela semana. 

Os fiscais promovem a interrupção de parte dos trabalhos na reta final do prazo para a declaração do Imposto de Renda, a fim de pressionar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a liberar os recursos para o pagamento do bônus.

A estimativa de impacto do bônus no Orçamento é de quase 900 milhões de reais ao ano e os ajustes começariam a valer a partir de 2024.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar