CartaExpressa
Auditor que produziu ‘relatório paralelo’ é suspenso do TCU por 45 dias
Relatório foi usado por Bolsonaro para afirmar falsamente que o TCU teria descoberto uma suposta subnotificação de mortes por Covid-19


O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu suspender por 45 dias o auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, que produziu um relatório paralelo usado pelo presidente Jair Bolsonaro para afirmar que o TCU teria descoberto uma suposta subnotificação de mortes por Covid-19 no Brasil. A informação é do portal Metrópoles.
Após a repercussão e a negativa do tribunal sobre o relatório, Bolsonaro admitiu ter atribuído falsamente o documento ao órgão, mas insistiu na veracidade do conteúdo. Em depoimento à CPI da Covid, o auditor disse, no entanto, que as informações contidas no arquivo se tratavam de ‘arrazoado de duas páginas não conclusivo’ produzido por ele sem caráter oficial.
A suspeita é de que Bolsonaro e sua equipe tenham alterado o documento para parecer oficial assim que receberam via Whatsapp o arquivo editável de Ricardo Silva Marques, pai de Alexandre e colega do presidente no Exército.
Segundo a decisão que concluiu o processo de sindicância interna da Corte, o auditor ainda poderá entrar com recurso para tentar reduzir os dias de suspensão, mas a penalidade não poderá ser convertida em multa. Alexandre já havia sido afastado preventivamente do cargo por 60 dias em junho deste ano para ser investigado pela Polícia Federal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.