CartaExpressa
Atlas: em Minas, Zema aparece com 55,6% dos votos válidos e pode vencer no 1º turno
Kalil, principal antagonista do atual governador, tem 36,4% dos votos válidos neste momento
A pesquisa do instituto Atlas com os eleitores de Minas Gerais publicada neste sábado 1º aponta que Romeu Zema (Novo) tem 55,6% dos votos válidos e pode vencer a disputa pelo governo do estado já no primeiro turno. Alexandre Kalil (PSD), seu principal antagonista no pleito, tem 36,4%.
Os resultados ainda trazem Carlos Viana (PL) com 5,9% dos votos válidos. Todos os demais candidatos ao cargo ficam em níveis inferiores a 1% das menções.
O instituto também monitorou o desempenho de Zema, Kalil e Viana caso haja necessidade de um segundo turno no estado. Zema aparece com 53,6% dos votos totais na disputa direta contra Kalil, que tem 35,5%. Já contra Viana, o atual governador marca 59,3%, ante 16% do bolsonarista.
Por fim, se o segundo turno fosse entre Alexandre Kalil e o bolsonarista Carlos Viana, o ex-prefeito de Belo Horizonte teria vantagem significativa. São 41,8% dos votos totais indicados a ele, contra 27,2% ao bolsonarista.
A pesquisa
A pesquisa conta com 3 mil entrevistas realizadas online entre os dias 26 e 30 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança de é de 95%. Na Justiça Eleitoral o registro do levantamento deste sábado é MG-08265/2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



