CartaExpressa
‘Até marido e mulher discordam’, diz Zema após Carlos Bolsonaro chamar governadores de ‘ratos’
O mineiro é um dos que buscam se cacifar para disputar a Presidência em 2026


O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tentou minimizar os novos ataques do vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL) aos governadores de direita que flertam com uma candidatura à Presidência em 2026.
Além de Zema, que lançou sua pré-candidatura no último sábado 16, são cotados para disputar o Palácio do Planalto os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); do Paraná, Ratinho Junior (PSD); e de Goiás, Ronaldo Caiado (União). Fora do bolsonarismo, o gaúcho Eduardo Leite (PSD) também busca se cacifar.
“Nós da direita temos as mesmas propostas, estamos lutando pelos mesmos objetivos. Eu fico até surpreso, mas compreendo. Me solidarizo com a família, que tem vivido um momento difícil. Continuamos caminhando juntos”, disse Zema, em entrevista coletiva nesta segunda-feira 18. “Até marido e mulher discordam. Então, o que dizer de partidos políticos diferentes?”
No domingo 17, em uma publicação nas redes sociais, Carlos afirmou que governadores de direita se comportam como “ratos” e “oportunistas” ao tentarem ocupar o espaço do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inelegível e prestes a ir a julgamento no Supremo Tribunal Federal por liderar a tentativa de golpe de Estado em 2022.
“A verdade é dura: todos vocês se comportam como ratos, sacrificam o povo pelo poder e não são em nada diferentes dos petistas que dizem combater”, publicou o vereador.
Mais cedo nesta segunda-feira, em entrevista à GloboNews, Caiado classificou as ofensas de Carlos como “desabafo e desespero de um filho que vê um pai em uma prisão domiciliar sem sequer ser julgado”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Os favoritos para o Senado por Minas Gerais em 2026, segundo nova pesquisa
Por CartaCapital
Os favoritos para a sucessão de Zema em Minas Gerais, segundo nova pesquisa
Por CartaCapital
Zema lança pré-candidatura à Presidência com discurso anti-STF e promessa de tirar o Brasil do Brics
Por Wendal Carmo