CartaExpressa
Ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral podem torná-lo inelegível, diz ministro do STJ
Segundo Luís Felipe Salomão, ações futuras ligadas ao inquérito também podem ‘ensejar a cassação da candidatura’
O ministro do Superior Tribunal de Justiça Luís Felipe Salomão afirmou, nesta quarta-feira 3, que o inquérito que tramita no Tribunal Superior Eleitoral para apurar ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral pode levar à inelegibilidade do ex-capitão.
Trata-se de um inquérito administrativo aberto em 2 de agosto por decisão unânime dos ministros do TSE. Na ocasião, além de iniciar a investigação, a Corte enviou uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal para incluir Bolsonaro no Inquérito das Fake News.
“O que vai ser feito dele depende das provas. Um dos caminhos é converter esse inquérito administrativo em inquérito judicial e, a partir daí, apurar o cabimento de candidatos que se apresentem com registro no momento do registro”, disse Salomão à GloboNews.
Ele ocupou até a semana passada a corregedoria do TSE e foi o responsável por pedir a abertura do inquérito. Foi substituído no tribunal por Mauro Campbell Marques, que também assumiu a corregedoria.
Segundo Salomão, “pode ser que o ministro Campbell, no futuro, converta esse inquérito administrativo em inquérito judicial e, a partir daí, ter elementos para o colegiado avaliar o indeferimento de registro de candidatura.”
Outro caminho, afirma o magistrado, é o inquérito servir “para as ações futuras que vão analisar essa conduta durante o período da pré-candidatura e que podem ensejar a cassação da candidatura no futuro.”
“E, desse ponto, com todas as provas que estão sendo produzidas e se estiver configurado qualquer tipo de delito, pode haver a cassação da chapa do eleito se for um desses que estão sendo investigados.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula venceria os adversários no 2º turno e Bolsonaro perderia para todos, diz Ipespe
Por Getulio Xavier
64% dos brasileiros desaprovam governo Bolsonaro, diz pesquisa
Por Getulio Xavier



