CartaExpressa
Ataque a tiros em escola de SP deixa uma aluna morta e três feridos
Episódio de violência foi registrado na manhã desta segunda-feira na Escola Estadual Sapopemba, na Zona Leste


Um novo ataque a tiros em uma escola de São Paulo deixou uma estudante morta e três feridos na manhã desta segunda-feira 23. A informação foi confirmada por CartaCapital com a Secretaria Estadual de Educação.
“Durante o ataque a tiros, três alunos foram atingidos. Uma aluna morreu e outros três feridos estão sendo atendidos no Hospital Geral de Sapopemba, sendo um deles que se machucou ao tentar fugir durante o ataque”, informa a Seduc, em nota.
Uma pessoa foi detida no local – a Escola Estadual Sapopemba, na Zona Leste de SP – após disparos atingirem ao menos três alunas da instituição de ensino. A arma também foi apreendida.
O ataque teria ocorrido por volta da 7h20. A polícia foi chamada ao local às 7h30. Além de um helicóptero da PM, outras vinte viaturas foram direcionadas para a ocorrência na Rua Senador Lino Coelho.
De acordo com estudantes ouvidos pelo site G1, o responsável pelo ataque foi um aluno do 1° ano do Ensino Médio. Não há confirmação por parte da polícia sobre este ponto. A Seduc também não confirma.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, tratou do caso logo após o ocorrido. Em publicação na rede X, antigo Twitter, Dino manifestou solidariedade às vítimas e colocou a equipe do Ministério à disposição.
“Solidariedade às vítimas, suas famílias e à comunidade da escola estadual de São Paulo, alvo de ataque com arma de fogo. Laboratório de Crimes Cibernéticos do Ministério da Justiça foi acionado para auxiliar a Polícia de São Paulo a aprofundar as investigações”, afirmou Dino.
A Secretaria Estadual de Educação, por nota, disse que prioriza, neste momento, “o atendimento às vítimas e apoio psicológico aos alunos, profissionais da educação e familiares”. Um helicóptero da PM sobrevoa o local, cercado por dezenas de viaturas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Por que Tarcísio quer retirar até 9 bi da Educação (e como isso pode piorar as escolas públicas)
Por Ana Luiza Basilio
Pai de aluno é preso ao atirar na porta de uma escola e ferir um adolescente
Por CartaCapital