CartaExpressa
Ata do Copom foi ‘muito técnica’ e dissipou desconfiança de divisão política, diz Haddad
Ministro defendeu que o Banco Central deve mirar o centro da meta oficial de inflação, definida em 3,5%


O ministro da Fazenda Fernando Haddad avaliou nesta terça-feira 14 que a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) dissipou a desconfiança de uma divisão política entre os diretores do Banco Central (BC).
Ele considerou o tom do documento “técnico e adequado”. “Está em linha com o que eu de fato esperava. Eu entendia que eram duas posições técnicas [corte de 0,5 ponto ou de 0,25 ponto percentual], respeitáveis, e a ata deixou claro que os argumentos de lado a lado eram pertinentes e defensáveis”, afirmou o ministro.
Segundo Haddad, o texto da ata “fala por si”. O ministro defendeu que o Banco Central deve mirar o centro da meta oficial de inflação, definida em 3,5% para este ano.
A margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos só deve ser usada em situações excepcionais.
“A tensão do mercado se dissipou com a ata, conforme nós prevíamos. Tinha mais rumor do que verdade. Está tudo tranquilo agora. A ata fala por si mesma. É bem técnica e justifica os dois posicionamentos com muita clareza. Todo mundo que leu, entendeu que as questões estão bem colocadas”, argumentou o ministro.
(Com informações da Agência Brasil).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Todo mundo vai ganhar’, diz Haddad ao defender proposta de reoneração da folha
Por André Lucena
Governo prepara linha de crédito para reconstrução de casas no RS, afirma Haddad
Por CartaCapital