CartaExpressa
Assunto urnas ‘acabou faz tempo’, diz Moraes em meio a relatório e nota da Defesa
A declaração foi dada a jornalistas nesta quinta-feira 10


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, disse considerar que o assunto da auditoria das urnas eletrônicas feita pelas Forças Armadas “acabou faz tempo”. A declaração foi dada a jornalistas nesta quinta-feira 10, um dia após o Ministério da Defesa apresentar um relatório que não descarta a possibilidade de fraudes no sistema eletrônico de votação.
No documento enviado ao TSE na quarta-feira 09, a Defesa afirma que não encontrou nenhuma fraude no pleito e, ao contrário de outras entidades, como o Tribunal de Contas da União e a Ordem dos Advogados do Brasil, levanta uma série de especulações sobre o sistema eletrônico.
Após receber o relatório, Moraes afirmou, em nota, ter recebido o documento com “satisfação” e agradeceu pelas sugestões dos militares. Para o ministro, a ausência de indícios de fraudes nas urnas eletrônica seria mais uma prova da lisura do processo eleitoral.
Na manhã desta quinta, porém, a Defesa voltou a colocar em dúvida o sistema eletrônico de votação. Em nota, a pasta afirmou que o relatório “embora não tenha apontado [indícios de erros], também não excluiu a possibilidade da existência de fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.