CartaExpressa
As pessoas precisam entender que Lula foi eleito e tem de governar, diz Mourão em meio a atos golpistas
Para o general, no entanto, chamar os manifestantes de ‘golpistas’ seria injusto, já que eles se expressariam de forma ‘ordeira e pacífica’
O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) disse nesta sexta-feira 2 que os manifestantes bolsonaristas que protestam contra o resultado do segundo turno devem entender que Lula (PT) “foi eleito e agora tem de governar”.
“A partir do momento em que aceitamos participar do jogo com esse jogador, que não poderia participar, tudo poderia acontecer, inclusive ele vencer, conforme venceu. Está chegada a hora de as pessoas compreenderem que ele foi eleito e agora tem de governar”, afirmou.
Para o general da reserva do Exército, no entanto, chamar os manifestantes de ‘golpistas’ seria injusto, já que eles se expressariam de forma ‘ordeira e pacífica’.
Desde a confirmação da vitória de Lula, em 30 de outubro, bolsonaristas insatisfeitos se aglomeram em frente a quartéis do Exército em protesto contra o petista, as Cortes superiores e seus ministros. Entre as palavras de ordem estão pedidos de intervenção militar e de anulação do resultado do pleito.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
STF forma maioria para rejeitar ação de Bolsonaro contra Moraes por suposto abuso de autoridade
Por Marina Verenicz
Em meio a cortes, governo Bolsonaro custeia viagem de ministro da Educação a Paris
Por CartaCapital



