CartaExpressa
As pessoas precisam entender que Lula foi eleito e tem de governar, diz Mourão em meio a atos golpistas
Para o general, no entanto, chamar os manifestantes de ‘golpistas’ seria injusto, já que eles se expressariam de forma ‘ordeira e pacífica’


O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) disse nesta sexta-feira 2 que os manifestantes bolsonaristas que protestam contra o resultado do segundo turno devem entender que Lula (PT) “foi eleito e agora tem de governar”.
“A partir do momento em que aceitamos participar do jogo com esse jogador, que não poderia participar, tudo poderia acontecer, inclusive ele vencer, conforme venceu. Está chegada a hora de as pessoas compreenderem que ele foi eleito e agora tem de governar”, afirmou.
Para o general da reserva do Exército, no entanto, chamar os manifestantes de ‘golpistas’ seria injusto, já que eles se expressariam de forma ‘ordeira e pacífica’.
Desde a confirmação da vitória de Lula, em 30 de outubro, bolsonaristas insatisfeitos se aglomeram em frente a quartéis do Exército em protesto contra o petista, as Cortes superiores e seus ministros. Entre as palavras de ordem estão pedidos de intervenção militar e de anulação do resultado do pleito.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

STF forma maioria para rejeitar ação de Bolsonaro contra Moraes por suposto abuso de autoridade
Por Marina Verenicz
Em meio a cortes, governo Bolsonaro custeia viagem de ministro da Educação a Paris
Por CartaCapital