CartaExpressa
‘As pessoas depositam em minha candidatura a possibilidade de recuperar o Brasil’, diz Lula
‘Quando eu deixei a Presidência, o Brasil era a 6ª maior economia do Brasil’, destacou o petista


O ex-presidente Lula voltou a afirmar neste sábado 30 que não confirma o lançamento de sua candidatura ao Palácio do Planalto em 2022 e que essa decisão cabe ao PT. Em entrevista à emissora de TV turca TRT World, porém, o petista mencionou as pesquisas que o colocam como favorito para o pleito presidencial.
“O Brasil está sendo destruído, e as pesquisas mostram que as pessoas estão depositando em minha candidatura a possibilidade de recuperar o País. Quando eu deixei a Presidência, o Brasil era a 6ª maior economia do Brasil. Hoje, é a 12ª”, disse Lula, após ser questionado sobre a possibilidade de concorrer no ano que vem.
O meio ambiente também foi tema da entrevista. Lula declarou que “não precisamos desmatar a Amazônia para plantar soja ou criar gado”, porque o Brasil “tem terras incomensuráveis para plantar sem precisar derrubar”.
“O que nós precisamos é convencer a sociedade de que a floresta em pé pode ser mais rentável para o desenvolvimento do Brasil do que a floresta tombada”, acrescentou. “Nenhum país do mundo pode pensar qualquer politica de desenvolvimento que não leve em conta, de uma vez por todas, a necessidade de nós respirarmos um ar puro.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moro e consultoria norte-americana encerram contrato; o ex-juiz está prestes a entrar no Podemos
Por CartaCapital
PoderData: Lula tem o maior potencial de voto e a menor rejeição para 2022
Por CartaCapital
Pacheco e a terceira via
Por Aldo Fornazieri