CartaExpressa
Armado, aluno de 16 anos ameaça colega em escola estadual do Paraná
Caso ocorreu em Arapongas e há suspeitas de que tenha relação com brigas de grupos criminosos locais
O adolescente de 16 anos sacou uma arma e ameaçou um colega em uma escola estadual de Arapongas, no interior do Paraná. O caso ocorreu na manhã desta quinta-feira 30 no Colégio Irondi Pugliesi.
Segundo a Secretaria de Educação do Paraná (SEED), ninguém ficou ferido e nenhum disparo foi feito. Os alunos discutiram em sala de aula, foram retirados e, durante a conversa com pedagogas, a discussão escalou para uma ameaça.
“Um dos alunos envolvidos sacou uma arma da mochila e ameaçou o estudante na frente das profissionais, que conseguiram acalmá-lo. Nenhum disparo foi efetuado e o adolescente de 16 anos se evadiu”, explica a secretaria em nota.
Também de acordo com a SEED, a Polícia Militar foi acionada minutos após o episódio, apreendeu o menor nas imediações e reforçou a segurança da escola durante esta quinta-feira.
Diferentemente dos casos de violência recentes em São Paulo e no Rio de Janeiro, a principal suspeita é de que o ato não tenha sido planejado. Os indícios, segundo apurou a reportagem com fontes ligadas à escola, é de que o episódio tenha relação com brigas de grupos criminosos locais.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Bolsonaro tentou vetar em 2019 projeto que garantia psicólogos nas escolas
Por CartaCapital
Polícia investiga se outros dois alunos participaram de ataque a escola em São Paulo
Por CartaCapital
Após caso na Vila Sônia, Comissão da Câmara aprova audiência pública sobre violência nas escolas
Por Ana Luiza Basilio
Tarcísio estuda colocar policiais da reserva de forma permanente em escolas de SP
Por André Lucena


