CartaExpressa
Argentina decide extraditar 5 brasileiros foragidos do 8 de Janeiro
Os bolsonaristas ainda podem recorrer à Suprema Corte
A Justiça da Argentina decidiu, nesta quarta-feira 3, pela extradição de cinco brasileiros condenados por envolvimento nos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023 e que eram considerados foragidos.
Os bolsonaristas podem recorrer à Suprema Corte.
A decisão do juiz Daniel Rafecas, do Tribunal Criminal nº 3, atinge Joelton Gusmão de Oliveira (pena de 17 anos de prisão), Wellington Luiz Firmino (17 anos), Ana Paula de Souza (14 anos), Rodrigo de Freitas Moro Ramalho (14 anos) e Joel Borges Correa (13 anos).
Os cinco integram um grupo de 61 brasileiros condenados pelo 8 de Janeiro que fugiram para a Argentina. Os mandados de prisão foram expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
1ª Turma do STF tem 2 votos para condenar PMs por omissão no 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Depois do 8 de Janeiro, o novo mapa do risco eleitoral no Brasil
Por André Barrocal
Réu do 8 de Janeiro que interrompeu evento de Gilmar tentou afastar Moraes de julgamento
Por CartaCapital



