CartaExpressa
Aprovação do governo Lula cai em Fortaleza, aponta a Paraná Pesquisas
O índice dos que consideram positiva a administração petista, segundo o instituto, fica abaixo dos 50%


A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue caindo em Fortaleza (CE).
Segundo um levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira 20, é a primeira vez em 2024 que o índice de aprovação da gestão petista na capital cearense está abaixo dos 50%.
A pesquisa apontou que a aprovação do governo Lula na cidade é de 49,5%. Na rodada passada, divulgada em julho, o índice foi de 51,4%. Já em maio e em março os índices foram de 51,7% e 52,4%, respectivamente. Em janeiro, a aprovação do governo era de 59,4%.
Como consequência disso, os que disseram à Paraná Pesquisas que desaprovam o governo Lula foram 47%.
Em janeiro, por exemplo, o percentual era cerca de dez pontos percentuais abaixo do registrado hoje (37,4%). De lá para cá, a trajetória é de alta: 44,3% em março, 44,5% em maio e 45,3% em julho.
Sobre a aprovação/desaprovação, os que não sabem ou não responderam ao instituto somaram 3,5%.
Dividindo os índices de aprovação em subcategorias, o percentual mais alto é o de fortalezenses que consideram a administração do governo Lula como péssima: 29,9%, segundo o instituto.
Os que consideram a gestão ótima totalizaram 16,9%, enquanto os que apontaram como “boa” foram 23%. Os que acham a administração Lula regular alcançaram 20,4%, enquanto os que apontaram como ruim foram 8,6%.
A rodada de hoje da Paraná Pesquisas, que também mostrou que Capitão Wagner (PL) lidera a disputa pela prefeitura contra José Sarto (PDT), foi feita entre os dias 16 e 19 de agosto.
O instituto informou que ouviu 800 pessoas na capital cearense. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.