CartaExpressa

Após ser desmentido sobre mortes por Covid, Bolsonaro admite que errou

Após ser desmentido sobre mortes por Covid, Bolsonaro admite que errou

Bolsonaro, no entanto, insistiu que houve super notificação nos óbitos na pandemia

Foto: Reprodução Youtube

Foto: Reprodução Youtube

O presidente Jair Bolsonaro admitiu, nesta terça-feira 8, que faltou com a verdade quando afirmou existir um relatório do Tribunal de Contas da União que dizia que 50% das mortes registradas por Covid-19 no Brasil, na verdade, tiveram outras causas.

A declaração, dada na segunda-feira 7, foi desmentida no mesmo dia pelo TCU.

“O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”, informou o tribunal.

O presidente tentou se justificar. “O TCU está certo. Eu errei. O que acontece: tem uma lei complementar do ano passado que diz que a distribuição de verbas do governo federal para estados levaria em conta alguns critérios e o mais importante era a incidência de Covid”, afirmou o presidente a apoiadores na porta do Palácio do Alvorada.

“O próprio TCU dizia que essa lei poderia incentivar uma prática não desejável da super notificação da Covid para aquele [determinado] estado ter mais recursos”, acrescentou.

Bolsonaro insistiu que “houve super notificação” e que vai investigar.

 

Junte-se ao grupo de CartaCapital no Telegram

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem