CartaExpressa
Após recurso, STJ mantém candidatura a vereador de Anthony Garotinho no Rio
Ex-governador vive uma batalha judicial após o Ministério Público defender que sua candidatura deveria ser barrada


O ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça, concedeu nesta quarta-feira 2 uma decisão liminar que libera o ex-governador Anthony Garotinho (Republicanos) a se candidatar ao cargo de vereador nas eleições do Rio de Janeiro deste ano.
Na terça-feira 1º, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro tinha decidido manter a impugnação da candidatura por sua condenação por improbidade administrativa em 2018. O caso envolve a suposta participação do ex-governador em um esquema criminoso que desviou mais de 244 milhões de reais da Saúde sob o governo da sua esposa e sucessora, Rosinha.
Garotinho vive uma batalha judicial desde agosto, após o Ministério Público defender que sua candidatura deveria ser barrada. O ex-governador tinha sido liberado a concorrer após o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, suspender os efeitos de uma decisão da Justiça Eleitoral que o impedia de participar do pleito.
A anulação da Operação Chequinho, que apurava compra de votos em troca de benefícios sociais, aconteceu após a Corte invalidar a pena aplicada a um dos denunciados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Justiça Eleitoral rejeita recurso e mantém decisão que barrou candidatura de Garotinho no RJ
Por Wendal Carmo
MPE pede impugnação da candidatura de Anthony Garotinho
Por Marina Verenicz