CartaExpressa
Após intimação da PF, Olavo de Carvalho foi ao Paraguai pegar voo para os EUA
Ao sair do Brasil rumo ao país vizinho, o guru bolsonarista não passou pela imigração


O guru bolsonarista Olavo de Carvalho, que estava no Brasil para tratamento médico, foi de carro até o Paraguai para voltar aos Estados Unidos sem prestar depoimento à Polícia Federal. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.
O astrólogo é investigado no inquérito sobre a existência de milícias digitais e não compareceu à oitiva e alegou problemas de saúde.
De acordo com a publicação, um dia após ele ser intimado pela PF, a esposa comprou duas passagens para Miami com saída de Assunção, no Paraguai, previstas para o dia seguinte.
Após a aquisição dos bilhetes, Olavo saiu sem avisar da clínica onde estava internado. O estabelecimento chegou a registrar a saída como “evasão do paciente”, segundo o jornal.
Ao sair do Brasil rumo ao país vizinho, o bolsonarista não teria passado pela imigração.
Ao chegar aos EUA, ele gravou um vídeo em que nega qualquer relação entre sua saída e o depoimento. “Eu estava no hospital e me ofereceram um voo repentino para dali a 15 minutos. Eu não ia perder essa oportunidade”, disse.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.