CartaExpressa

Após nova regra de crédito, frigoríficos cobram bancos por ‘terceirização de responsabilidades’

‘Assumimos nossas responsabilidades, mas não aceitamos que outros setores terceirizem as suas responsabilidades para os frigoríficos’, disse a Abiec

Após nova regra de crédito, frigoríficos cobram bancos por ‘terceirização de responsabilidades’
Após nova regra de crédito, frigoríficos cobram bancos por ‘terceirização de responsabilidades’
Abusos. Frigoríficos e aplicativos de entrega estão na mira do MPT. FOTO: Márcio Isensee e Sá
Apoie Siga-nos no

Em nota técnica divulgada nesta terça-feira 30, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), respondeu a nova exigência dos bancos brasileiros para que frigoríficos provem não comprar gado de áreas desmatadas.

Segundo a Abiec, os frigoríficos associados já operam com preocupações ambientais e cobrou que os bancos “não terceirizem” essas responsabilidades.

“Nós assumimos nossas responsabilidades, mas não aceitamos que outros setores terceirizem as suas responsabilidades para os frigoríficos”, afirmaram em nota.

A associação ainda pediu que o protocolo imposto pelos bancos aos frigoríficos seja replicado “a todos os seus correntistas”.

“Por isso é importante não só que os bancos exijam de seus clientes que implementem sistemas de monitoramento e rastreabilidade, mas que as áreas de compliance e due diligence das instituições financeiras adotem em relação a todos os seus correntistas, inclusive proprietários rurais, os mesmos critérios socioambientais já implementados pela indústria de processamento de carne bovina, e não apenas para concessão de crédito”, destacou a associação do setor de carnes.

Segundo a associação, aproximadamente 20 mil fornecedores já foram bloqueados por inconformidades socioambientais. “Os frigoríficos cortam relações comerciais com estes fornecedores, mas é possível que eles continuem tendo relações comerciais com o setor financeiro.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo