CartaExpressa
Após delação de Cid, deputados se articulam para levar ex-comandante da Marinha à Câmara
O tenente-coronel envolveu militares em uma tentativa de golpe ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro


Os deputados Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Glauber Braga (PSOL-RJ) pediram nesta quinta-feira 21 uma audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara com o almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha.
A articulação ganhou força com a notícia de que a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid envolve militares em uma tentativa de golpe ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
À Polícia Federal, Cid confirmou que o então presidente da República se reuniu com representantes do Alto Comando das Forças Armadas para discutir detalhes de uma minuta golpista que inviabilizaria a posse de Lula. A informação foi revelada pelo UOL.
Segundo a delação de Cid, apenas Garnier, então comandante da Marinha, teria apoiado a ideia de golpe. O então chefe do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, afirmou por sua vez que não embarcaria no plano, segundo o tenente-coronel.
“As informações agora divulgadas são gravíssimas. É inadmissível que o comandante de uma das Forças Armadas participe de uma reunião onde estejam sendo discutidos planos para um golpe de Estado e ainda mais grave que se disponha a encampar tal ideia”, diz o requerimento dos deputados do PSOL, que ainda precisa ser votado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Após delação de Cid, defesa de Bolsonaro diz que irá à Justiça contra ‘calúnias’
Por CartaCapital
Depoimento de Bolsonaro entra no radar da CPMI após nova ‘bomba’ de Mauro Cid
Por CartaCapital