CartaExpressa
APIB denuncia desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira ao Tribunal Penal Internacional
A associação destaca que ‘a omissão estatal na realização das buscas e a possível ocorrência de um crime são efeitos da política anti-indígena de Bolsonaro’
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil levou ao Tribunal Penal Internacional o desaparecimento do jornalista e colaborador do The Guardian, Dom Phillips, e do indigenista licenciado da Funai, Bruno Araújo, que foram vistos pela última vez no dia 5 quando transitavam no Rio Javari, rumo à cidade de Atalaia do Norte (AM).
No documento, a Apib destaca que ‘a omissão estatal na realização das buscas e a possível ocorrência de um crime são efeitos da política anti-indígena de Bolsonaro‘. Também denuncia o aumento significativo de atividade garimpeira na Terra Indígena Yanomami, a maior do País.
Não é a primeira vez que a associação cita violações cometidas por Bolsonaro ao TPI. Em agosto do ano passado, o presidente foi denunciado por ‘genocídio’ diante a morte de 1162 indígenas durante a pandemia e por omissões diante às políticas do meio ambiente.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Embaixador brasileiro pede desculpas à família de Dom Phillips por dizer que corpos haviam sido encontrados
Por CartaCapital
Senado cria comissão externa para apurar desaparecimento de ativistas na Amazônia
Por CartaCapital
Desaparecimento de Dom e Bruno escancara Amazônia dominada por milícias
Por RFI


