CartaExpressa
Apesar de controlar 3 ministérios, União não dirá ‘amém’ a projetos do governo, afirma líder
O partido tem pressionado o governo Lula a substituir Daniela Carneiro (União-RJ) pelo deputado Celso Sabino (União-PA) no Ministério do Turismo


O líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), declarou nesta terça-feira 13 que seu partido tem disposição de colaborar com o governo, mas não dirá “amém” a todos os projetos do Palácio do Planalto.
A “infidelidade” da legenda incomoda integrantes da gestão Lula, uma vez que o União controla direta ou indiretamente três pastas:
- Turismo, com Daniela Carneiro (União-RJ);
- Comunicações, com Juscelino Filho (União-MA); e
- Integração Regional, com Waldez Góes (filiado ao PDT, mas indicado pelo União).
O partido tem pressionado o governo Lula a substituir Daniela pelo deputado Celso Sabino (União-PA). A ministra está em vias de deixar o União e se filiar a outra legenda – possivelmente o Republicanos, embora seu presidente, Marcos Pereira, negue a intenção de compor a base do governo.
Após uma reunião com Lula nesta terça, Daniela ganhou sobrevida, mas a mudança não está descartada.
“A nossa expectativa é de colaborar, mas não significa dizer ‘amém’ para todos os projetos. Tudo tem que ser na base do diálogo, como fizemos com o arcabouço [fiscal]”, disse Elmar em entrevista à GloboNews.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Sob pressão no Turismo, Daniela apresenta a Lula plano de ações para os próximos meses
Por CartaCapital
Lula promete lançar, em julho, ‘programa de grandes obras de infraestrutura’
Por André Lucena
PL do governo Lula que regulamenta a extração e a venda de ouro é encaminhado ao Congresso
Por CartaCapital