CartaExpressa
Juiz afasta diretorias da Aneel e da ONS
Pedido foi feito pelo senador do Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
O juiz João Bosco Costa Soares da Silva, da 2ª Vara Federal Civil do Amapá, decidiu nesta quinta-feira 19 afastar a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) por causa do apagão que atinge o estado há 17 dias.
Segundo o magistrado, a decisão foi tomada para evitar que os gestores interfiram na apuração das responsabilidades pelo apagão. O texto não indica quem assumirá as vagas.
“Portanto, por intermédio do afastamento provisório dos agentes públicos, busca-se fornecer ao juiz instrumento capaz de alcançar a verdade real, evitando-se que eventuais atuações dolosas possam atrapalhar a produção dos elementos necessários à apuração dos fatos e, por conseguinte, à formação do convencimento judicial”, diz o texto da decisão.
O pedido foi feito pelo senador do Amapá Randolfe Rodrigues (Rede). Procuradas, as empresas ainda não se manifestaram.
Foto: Rudja Santos/Amazônia Real/Fotos Públicas
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.