CartaExpressa

Anvisa discute nesta quarta a liberação da produção de cannabis medicinal por empresas

A regulamentação sobre o tema está pendente desde novembro de 2024

Anvisa discute nesta quarta a liberação da produção de cannabis medicinal por empresas
Anvisa discute nesta quarta a liberação da produção de cannabis medicinal por empresas
Foto: Guillem Sartorio/AFP
Apoie Siga-nos no

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reúne na tarde desta quarta-feira 13 para discutir, entre outros temas, a regulamentação do cultivo de Cannabis sativa L, espécie da planta com baixo teor de tetraidrocanabinol (THC) por empresas para fins medicinais.

A reunião acontece dois meses após prorrogação do prazo dado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para a agência debater o tema. O prazo original venceu em 19 de maio, mas a Anvisa e a União solicitaram a ampliação.

Se aprovado pela agência de vigilância sanitária, o cultivo por empresas servirá para fabricação de insumos farmacêuticos ou veterinários.

A decisão do STJ que permitiu o cultivo e o plantio de cannabis por empresas foi tomada em novembro de 2024. O caso envolveu o recurso de uma empresa de biotecnologia, que buscou, na ocasião, autorização para importar sementes e cultivar o cânhamo industrial no País.

O tema foi tratado como repercussão geral, o que significa que todos os processos envolvendo pedidos semelhantes serão decididos com base na mesma tese.

A determinação, importante registrar, vale para o chamado cânhamo industrial (hemp), variedade de cannabis com percentual menor de 0,3% de THC, princípio psicoativo da maconha.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo