CartaExpressa
Anvisa autoriza início dos testes do soro contra a Covid-19
Desenvolvido pelo Instituto Butantan, o remédio, se aprovado, será usado no combate à pandemia


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou nesta terça-feira 25 o início dos testes de um soro contra a Covid-19 desenvolvido pelo Instituto Butantan.
Com isso, o instituto já pode começar a aplicação do soro em voluntários da pesquisa. Esta será a primeira vez que o soro será usado em humanos.
Nos testes, serão avaliados, além da segurança e da eficácia, a dose mais apropriada a ser aplicada.
O impasse para o início dos testes vem desde dezembro, pois a Anvisa aguardava documentos do Butantan para liberar o início do estudo.
O soro é um remédio que será usado no combate à pandemia. O Instituto é referência na produção desses compostos na América Latina, sendo reconhecido principalmente pelos soros contra picadas de serpentes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Fiocruz tem insumo para vacina até a próxima semana; Butantan paralisa produção
Por Giovanna Galvani
Relação Brasil x China pode estar interferindo nos insumos à Coronavac, diz Butantan
Por Victor Ohana