CartaExpressa
Aneel debate mudança que pode encarecer a conta de luz sob bandeira vermelha
A proposta entrará em discussão nesta terça-feira 23, durante reunião da diretoria; bandeira amarela pode ficar mais barata
A Agência Nacional de Energia Elétrica pode aprovar uma cobrança adicional nas contas de luz sob bandeira vermelha, que é acionada quando sobe o custo de produção energética no País.
A mudança entrará em discussão nesta terça-feira 23, durante reunião da diretoria da Aneel, segundo o G1. Se a alteração for aprovada, porém, o valor extra pago quando está em vigência a bandeira amarela deve ser reduzido.
O relator é o diretor Sandoval Feitosa, que defende a redução do valor da bandeira amarela e o aumento das bandeiras vermelhas 1 e 2.
Se aprovada a proposta, ela passará por consulta pública e poderá ser modificada. Por fim, a diretoria deverá se reunir mais uma vez para votar a proposta final.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


