CartaExpressa
Aneel anuncia bandeira amarela e conta de luz fica mais barata em novembro
Segundo a agência, a mudança se dá em razão da melhora das condições de geração de energia no país


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira 25, a regressão da bandeira vermelha para a amarela para o mês de novembro. Segundo a Aneel, a mudança se dá em razão da melhora das condições de geração de energia no país.
Em outubro, prevaleceu a bandeira foi vermelha, patamar 2, mas com o aumento do volume de chuvas e a consequente redução do preço para gerar energia, foi possível acionar a bandeira amarela para novembro.
Dessa forma, a cobrança passa dos R$ 7,877 na bandeira vermelha, patamar 2, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, para R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. A medida vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional.
Apesar da melhora das condições de geração da energia no país, as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ainda permanecem abaixo da média, indicando a necessidade de geração termelétrica complementar para atender os consumidores.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula assina novo acordo sobre a tragédia em Mariana (MG); entenda os termos
Por CartaCapital
CCJ da Câmara pauta para terça-feira projeto que anistia golpistas do 8 de Janeiro
Por CartaCapital