CartaExpressa
Aneel anuncia ajuste na bandeira vermelha e contas de luz serão mais caras em outubro
O risco hidrológico influenciou no anúncio da bandeira vermelha patamar 2 para o mês de outubro


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira 27, que utilizará a bandeira vermelha patamar 2 no mês de outubro, o que vai encarecer a conta de luz.
Na bandeira vermelha patamar 2 serão cobrados 7,877 reais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. No mês de setembro foi adotada a bandeira vermelha patamar 1.
Em nota, a Aneel informou que influenciaram na decisão o risco hidrológico e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) que foram influenciados pelas previsões de baixa afluência para os reservatórios das hidrelétricas e pela elevação do preço do mercado de energia elétrica ao longo do mês de outubro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Indígenas se manifestam contra PL que libera uso de agrotóxicos próximo de nascentes no Mato Grosso
Por CartaCapital
Kassio pede vista e STF suspende mais uma vez julgamento que ampliará o ‘foro privilegiado’
Por CartaCapital
STF mantém apreensão de R$ 4 milhões de aliados de Lira em investigação sobre kits de robótica
Por Wendal Carmo